terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

La amistad

C. S. Lewis
Los Cuatro Amores - (El afecto, La amistad, Eros, Caridad)



"Cristo dijo a sus discípulos:
Vosotros no me hábeis elegido a Mí, 
sino que Yo os elegí a vosotros.
(...) 
A Amizade não é uma recompensa de nosso bom gosto e discriminação, mas o instrumento através do qual Deus revela a cada um as qualidades de todos os demais. Elas não são maiores do que as de milhares de homens, mas mediante a amizade Deus abre os olhos deles para elas.

Essas qualidades, como todas as que existem, são derivadas dEle e numa boa amizade são acrescentadas por Ele através da mesma, a fim de que seja um seu instrumento para criar assim como para revelar. Nesta festa é Ele que arranja a mesa e quem escolhe os convidados. E é Ele, ousamos esperar, que algumas vezes preside e sempre deveria presidir.

Não calculemos mal. Isso não quer dizer que devemos ser sempre solenes em relação a esse sentimento. Que o Deus que fez o riso saudável não permita que tal aconteça. Trata-se de uma das difíceis e deliciosas sutilezas da vida: reconhecer que certas coisas são graves mas, ao mesmo tempo, conseguir encara-las com freqüência com o mesmo espírito esportivo que encararíamos um jogo.


(...)
En este festín es Él quien ha preparado la mesa y elegido a los invitados. Es Él, nos atrevemos a esperar, quien a veces preside, y siempre tendría que poder hacerlo.”