"Pode ocorrer que eu me engane,
e talvez não passe de um pouco de cobre e de vidro o que tomo por diamantes."
Descartes (Discurso do método)
Sou tão lento para aprender, tão propenso a esquecer, tão fraco para progredir; Permaneço no sopé, quando deveria estar nas alturas; Sou afligido por meu coração carente de graça, meus dias desprovidos de oração, minha pobreza de amor, minha indolência na corrida celestial, minha consciência suja, minhas horas desperdiçadas, minhas oportunidades perdidas. Estou cego enquanto as luzes brilham ao meu redor: desembaça meus olhos, reduz a pó a perversa raiz de incredulidade.
Faz com que minha principal alegria seja te conhecer, meditar sobre ti, te contemplar, sentar aos teus pés, como Maria, me reclinar sobre teu peito, como João, ser, como Pedro, atraído a teu amor, como Paulo, considerar todas as coisas esterco. Dá-me, tanto quanto possível, crescimento e progresso na graça; mais firmeza em meu caráter, mais vigor em meus propósitos, mais consagração em minha vida, mais fervor em minha devoção, mais constância em meu zelo.
Embora eu ocupe um lugar no mundo, livra-me de fazer do mundo o meu lugar; Que eu nunca venha a buscar na criatura aquilo que só pode ser encontrado no criador; Que a fé não cesse de ti buscar, até que ela não seja mais necessária. Vai adiante de mim, tu rei dos reis e senhor dos senhores, que eu possa viver vitoriosamente, e em vitória atinja meu fim.
“Existe preconceito contra pessoas importantes ou notáveis que não pronunciam bem o português, caso do nosso presidente Lula (..) Um empresário pode falar mal e ter vasta cultura empresarial. Lula esbarra no português, mas politicamente é muito culto.”
"Cristo dijo a sus discípulos:
Vosotros no me hábeis elegido a Mí,
(...)sino que Yo os elegí a vosotros.
En este festín es Él quien ha preparado la mesa y elegido a los invitados. Es Él, nos atrevemos a esperar, quien a veces preside, y siempre tendría que poder hacerlo.”
" (...)
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre."